Vantagens da aplicação de um sistema de controlo inteligente de estores.

Cada vez mais edifícios estão equipados com sistemas de controlo de estores inteligentes. Estes sistemas usados individualmente ou em conjunto com outras funcionalidades permitem edifícios mais ecológicos, mais seguros e mais confortáveis.

Conforto

O controlo automático de estores permite manter a sua casa fresca no verão e quente no inverno tirando maior proveito da luz natural disponível. No verão este sistema bloqueia a entrada directa de raios solares mantendo a habitação mais fresca e protegendo mobiliário, chãos ou  obras de arte . No inverno estes sistemas aproveitam ao máximo a exposição solar de cada janela e permitem a entrada do sol durante o dia de forma a aquecer a divisão, fechando-se automaticamente à noite para reter o calor acumulado no seu interior.

O utilizador poderá criar cenários e programas horários de acordo com a suas rotinas diárias. Para assistir televisão, ver um filme ou trabalhar no computador, pode ser activada a função de sombreamento que irá permitir a aproveitar a luz solar sem incidência directa de raios solares.

Com um só toque é possível controlar manualmente os estores de toda a casa de forma individual, por grupos ou geral.

Segurança

A segurança é primordial em casa ou no trabalho. Com sistemas de controlo inteligente os estores podem ser fechados automaticamente se for detectado um intruso no jardim ou abertos em caso de ser accionado um alarme de incêndio para facilitar a desenfumagem e a evacuação do edifício. Em habitações ou escritórios que têm uma grande área envidraçada, a privacidade é fundamental, este sistema baixa automaticamente estores ou cortinas ao crepúsculo de forma a impedir ver para o seu interior.

Com a instalação deste tipo de sistemas é possível também simular a presença quando está ausente, minimizando a probabilidade de assaltos.

Eficiência energética economia

O controlo automático de estores permite maximizar o ganho de calor no inverno e minimizar o ganho excessivo de calor no verão, diminuindo consideravelmente os consumos energéticos com aparelhos de climatização.

È possível optimizar a exposição solar, impedindo a incidência directa dos raios solares em pessoas ou objectos de forma a retirar maior proveito da luz natural,  promovendo a saúde e reduzindo o consumo de energia com a iluminação.

Deixe uma resposta