Domótica – A tecnologia ao serviço da eficiência

Domótica
A tecnologia ao serviço da eficiência
No que respeita ao desempenho energético, a Domótica é a ferramenta indicada para optimizar a performance dos sistemas de iluminação e climatização da sua casa. Permite elevados padrões de conforto, como resultado da minimização dos sistemas activos de controlo, e a poupança decorrente da eficiência energética. Controle a sua casa à distância de um comando remoto, da Internet ou do telemóvel e poupe no orçamento mensal.
Casas Inteligentes

O conceito de domótica está intimamente relacionado com o de casa inteligente, uma vez que permite controlar informaticamente os dispositivos electrónicos de forma a automatizar as rotinas e tarefas diárias de uma casa. A gestão integrada dos diversos equipamentos, nomeadamente de climatização, segurança, iluminação, som, electrodomésticos, é centralizada é controlada por qualquer circuito de iluminação (utilizando interruptores), teclado, comandos remotos, telefone, ecrãs tácteis, internet, programas temporizados ou ainda informação proveniente de sensores e eventos.

As inúmeras vantagens aliam a comodidade de poder efectuar uma chamada para casa para se certificar de que realmente desligou o aquecimento ou a poupança resultante da racionalização e optimizado ao máximo do consumo de electricidade.

Poupança até 45%

A domótica é utilizada nas habitações e em outros locais como hospitais, edifícios de serviços, escritórios, instituições bancárias, unidades hoteleiras, lares de idosos, infantários, escolas, cinemas, teatros, autocarros, aviões, entre outros grandes e pequenos ambientes.
Esta versatilidade, resulta eco-eficiencia e na poupança até 45% da factura energética.

A par da poupança efectiva dos sistemas de domótica, está provado que o acesso a informação imediata e estatística sobre os consumos de energia leva à poupança entre 5 a 15%, apenas com a alteração de hábitos, como apagar as luzes ou isolar a casa. De facto, qualquer sistema domótico permite verificar o consumo de energia instantâneo e mensais em €/hora, por exemplo, e, desta forma, detectar excessos e corrigir alguns hábitos antes do envio da factura pala EDP.

Mais informações em :www.fsys.pt | info@fsys.pt

Texto original publicado em : http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=3077&a=18072&r=37

Deixe uma resposta